APATRIS 21

APATRIS 21

APATRIS 21

A Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve, foi criada por um grupo de pais e profissionais de educação, com o objectivo de dar resposta à ausência de informação e apoio às famílias com indivíduos portadores de Trissomia 21 no Algarve. Os objectivos desta Associação baseiam-se na integração global dos portadores de Trissomia 21, perspectivando a sua educação e formação profissional, tendo como finalidade última a sua realização pessoal, autonomia e integração na sociedade.
A associação foi constituída por escritura publica em Março de 2000.
Tem o estatuo de Instituição particular de solidariedade social e de utilidade publica desde janeiro de 2004.
Esta associação, para atingir os seus objectivos, necessita de vários apoios, tanto pecuniários como humanos. Se partilha deste ideal, a sua contribuição financeira, ou outra, será bem recebida e demonstrativa de um espírito de grande generosidade e atltruismo.


Objetivos

Publicado em Diárioda republica nº 24-29 de Janeiro de 2004
Os objectivos definidos para a Associação estão incluídos nos seus estatutos de IPSS no artigo 2.º :
  • Integração global dos portadores de Trissomia 21;
  • Promoção dos aspectos científicos, educacionais, profissionais e sociais da Trissomia 21;
  • Divulgação da Trissomia 21 junto das Entidades oficiais, empresas, estabelecimentos educativos, desportivos e culturais;
  • Integração Global e promoção nos aspectos referidos nos pontos b) e c), não excluindo cidadãos portadores de outras deficiências.

APATRIS 21

Constituição

A APATRIS 21 constituiu-se como uma associação sem fins lucrativos que congrega pais, profissionais de educação, de saúde e todos aqueles que pretendam contribuir para a concretização dos seus objectivos. Em 25 de Junho de 2002 realiza-se uma primeira reunião nas instalações da Escola Superior de Educação, da Universidade do Algarve, que fruto de um trabalho de divulgação mais intenso, em jornal e junto de instituições educativas (com o apoio da Direção Regional de Educação) e algumas entidades na área saúde, conseguiu congregar em torno deste projeto maior número de famílias, profissionais ligados à problemática e pessoas interessadas. Desde esta data, realizaram-se diversas reuniões que culminaram com a eleição da primeira Direção da APATRIS 21.


Visão

Ser uma Organização de qualidade e referência na área da integração social de cidadãos portadores de Trissomia 21 e de outras causas de deficiência mental, no Algarve.

Missão

Portador de Deficiência Mental
Desenvolver serviços nas áreas da saúde, educação e integração profissional de modo a criar metodologias de promoção e melhoria das capacidades dos portadores de Trissomia 21 e outras causas de défice cognitivo, visando a sua autonomia, integração a todos os níveis na sociedade e a não institucionalização.
Sociedade
Aumentar a consciencialização da sociedade pela pessoa com défice cognitivo, motivar e sensibilizar a sociedade no sentido de transmitir que estes indivíduos, apesar das suas limitações têm capacidades "escondidas".
Organismos Públicos
Fazer "pressão" sobre autoridades regionais de saúde, educação e emprego, de modo a que os portadores de défice cognitivo sejam considerados por igual e que tenham acesso às mesmas oportunidades.

Valores

  • Respeito
  • Confiança
  • Responsabilidade
  • Profissionalismo
  • Competência
  • Confidencialidade
  • Igualdade
  • Não Descriminação

Corpos Sociais

Assembleia-Geral
Presidente da Assembleia-Geral
António Celestino Enes Terremoto
Primeira Secretária da Assembleia-Geral
Nélio Filipe Bernardo dos Santos
Segunda Secretária da Assembleia-Geral
Ilda Mª Gonçalves Rabeca
Direção
Presidente da Direção
Maria Isabel Nunes S.C.Cardador
Vice-Presidente da Direção
Nuno Ricardo Tavares Metelo
Secretária da Direção
Emília Creus Moreira dos Santos
Tesoureira da Direção
Helena Mª Martins de Melo Antunes
Vogal da Direção
Maria Dulce Carlos Antunes
Suplentes da Direção
Primeiro suplente da Direção
Maria Leonor Borges Terremoto
Segundo suplente da Direção
Maria Manuela Grade C.O. Coruche
Terceiro suplente da Direção
Idalinda Maria Costa Lentes
Quarto suplente da Direção
António C. Enes Terramoto
Quinto suplente da Direção
Maria Amélia C. Antão
Conselho Fiscal
Presidente do Conselho Fiscal
Maria João Teixeira M. Vilão
Primeiro Vogal do Conselho Fiscal
Maria Augusta Pinto Pereira
Segundo Vogal do Conselho Fiscal
José Maria da Conceição
Suplentes do Conselho Fiscal
Primeiro suplente do Conselho Fiscal
Maria Isabel V. Sousa Mestre
Segundo suplente do Conselho Fiscal
Luísa Maria C. O. Coruche
Terceiro suplente do Conselho Fiscal
Maria Helena dos Santos P.Barros

Programa da Direção

A actual Direcção tem como objectivo consolidar a presença da Associação na sociedade e promover a integração do cidadão com deficiência mental ligeira, especialmente o portador de trissomia 21.
Para tal pretende:
  1. Desenvolver projectos nas áreas da saúde e educação para estes cidadãos;
  2. Desenvolver um projeto que integre Formação Profissional e Espaço de Residência (permanente e temporária);
  3. Contactar entidades e organismos, locais e nacionais, ligados à Problemática da Deficiência e da Reabilitação, com a finalidade de obter apoios/patrocinios nomeadamente, jurídico, financeiro e no desenvolvimento dos projetos;
  4. Elaboração de proposta de Regulamento Interno;
  5. Encontrar espaço para a sede definitiva da APATRIS 21;
  6. Organização de reuniões/jornadas sobre a Trissomia 21, destinadas a profissionais (saúde, educação, apoio social) e familiares;
  7. Organização de espaços de convívio entre os associados.

Trissomia 21

Trissomia 21

A Trissomia 21, também conhecida por Mongolismo e Síndrome de Down é uma doença genética que resulta da presença de um cromossoma 21 supranumerário (três cromossomas em vez de dois habituais). Esta doença é sempre caracterizada pela deficiência mental, à qual podem estar associadas outras anomalias designadamente do foro cardiológico, oftalmológico, otorrinolaringológico, estomatológico e outras. A intervenção na deficiência mental assenta essencialmente na prestação de cuidados médicos, educativos e sociais numa perspectiva interdisciplinar, incluindo sempre a participação da família. No entanto o grau de deficiência mental é variável de indivíduo para indivíduo, podendo desempenhar alguma atividade profissional na idade adulta.

Saiba mais! Leia sobre o ponto de vista de professora aqui.
Saiba mais! Leia sobre o ponto de vista médico aqui.

Com o Apoio de