APATRIS 21

Serviços

A Apatris 21, aquando da sua constituição e pretendendo abranger aspetos educacionais, de saúde, e profissionais, construiu projetos em cada área.
Na saúde – Clínica 21, na educação – Apatris21 vai à escola, Atelier de competências e atividades de interrupção letiva, na integração profissional – Cenprofal e tem procurado desenvolve-los duma forma global e interativa. A Clínica21 é destinada a toda a população acima dos 6 anos.

  • Apatris 21 vai à Escola

    Apatris 21 vai à Escola

    O projeto APATRIS 21 vai à Escola prevê a intervenção semanal de uma equipa multidisciplinar (terapia da fala, psicologia clínica e educacional), com crianças em idade escolar a frequentar estabelecimentos de ensino pré-escolar, básico e secundário, no sentido de avaliar e promover o desenvolvimento de competências em articulação com a comunidade educativa.

  • Atelier de Competências e Apoio Escolar

    Atelier de Competências e Apoio Escolar

    A partir do desenvolvimento das actividades lazer, no período das férias escolares, a instituição criou este serviço, como complemento da actividade escolar. O Atelier de competências desenvolve atividade semelhante a uma ocupação de tempos livres e pretende abranger todas as crianças em idade escolar assumindo nesse grupo crianças com problemas de aprendizagem, permitindo-lhes a participação da vida em grupo, complementando a sua aprendizagem escolar e contribuindo para a sua valorização pessoal. O objetivo é incluir apoio escolar, actividade física, desenvolvimento de actividades de vida diária de modo a aumentar o grau de competência e autonomia das crianças e jovens.

  • Clínica 21

    Clínica 21

    Os serviços de saúde inicialmente criados com o projeto Cedial, destinavam-se a crianças com alterações do desenvolvimento. Eram constituídos por consultas médicas de Pediatria e Pediatria do desenvolvimento, consultas/acompanhamento em Psicologia clínica e educacional, terapia da fala, terapia ocupacional e fisioterapia. Há 1 ano estes serviços foram alargados a adultos bem como a toda a comunidade, passando a denominar-se Clínica 21. A direção clínica da Clínica 21 encontra-se a cargo da Drª. Maria Augusta Pinto Pereira, Médica, Especialista de Medicina Interna, que irá assegurar a idoneidade clínica do serviço. Consulta Medicina Interna O médico especialista em Medicina Interna, designada por intermista, concentra a sua atividade na prestação de cuidados de saúde primários, fazendo o diagnóstico, triagem e tratamento não cirúrgico de doenças gerais. Faz consultas de rotina, check-up e exames de saúde geral. Nesta especialidade, o individuo é observado tanto nas suas componentes biológicas, como psicológicas e sociais, estabelecendo uma relação de grande proximidade e confiança com o clínico que, não raras vezes, o acompanha ao longo de todo o seu ciclo de vida. O intermista é o perito mais adequado para doentes com patologias múltiplas ou de diagnóstico difícil. Para além de diagnosticar e tratar as doenças mais frequentes em adultos (agudas e crónicas), possui uma visão global do doente, garantindo a integração dos cuidados através de uma abordagem multi-sistémica entre as diversas especialidades. Consulta indicada para: - Doenças agudas ou crónicas - Hipertensão arterial - Diabetes - Doenças cardíacas - Doença péptica - Consultas de rotina - Check-up - Exames de saúde geral - Acompanhamento periódico. Consulta Psiquiatria A psiquiatria é a especialidade da medicina que acompanha a prevenção, atendimento, diagnóstico e reabilitação das diferentes formas de sofrimento mental, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. O principal objetivo é o alívio do sofrimento e o bem-estar mental. Pediatria do Desenvolvimento Consulta de Pediatria do Desenvolvimento.

  • CenProfAl

    CenProfAl

    Cenprofal é um serviço de aconselhamento vocacional e laboral que pretende apoiar os jovens na transição para a vida activa através do: - Unidade de Emprego Apoiado – inclusão laborar e acompanhamento dos jovens nos locais de trabalho. - Apoio no desenvolvimento de competências ainda não adquiridas, ( como usar autocarros, dinheiro, e o desenvolvimento de competências socias, pessoais e laborais importantes para o bom desenvolvimento do jovem ) - Manter algumas competências académicas necessárias as atividades de vida diária. Este serviço apresenta ainda como objetivos sensibilizar a comunidade escolar e laboral para a problemática da diferença, contribuir para a completa integração dos portadores de trissomia 21 e défice cognitivo na sociedade e permitir o desenvolvimento de uma atividade laboral válida, supervisionada e remunerada.

  • Psicomotricidade em Contexto Pré-escolar

    Psicomotricidade em Contexto Pré-escolar

    O projeto “Psicomotricidade em Contexto Pré-Escolar” é um projeto destinado a crianças a frequentar creches e jardins de infância com idades a partir dos 12 meses. É um projeto concebido no sentido de atender ao desenvolvimento das crianças e atentar a eventuais atipicidades, dificuldades, caraterísticas específicas e fatores de risco que possam constituír um sinal precoce de uma perturbação de desenvolvimento. É ainda objetivo avaliar e intervir sobre aquisições dos padrões de desenvolvimento psicomotor essenciais para uma vida autónoma e sustentada do ponto de vista pessoal e social. Psicomotricidade. Segundo a Associação Portuguesa de Psicomotricidade, a Psicomotricidade define-se como área de conhecimento transdisciplinar que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre funções psíquicas e a motricidade. Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, socio-emocionais, simbólicas, psicolínguisticas e motoras, de forma a promover intencionalidade do gesto. O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.


Com o Apoio de